Buscar
  • Abraça Infância

Quando o gosto pela leitura nasce no coração, o cérebro desperta para uma verdadeira transformação.

Contar histórias, criar um enredo, apresentar e ler um livro para uma criança, são expressões puras do nosso ser, da nossa humanidade, de amor e de carinho. São formas de criar vínculo, de troca, de afeto e de construir seres humanos saudáveis, criativos e autoconfiantes. Relacionar o momento de ler o livro a sentimentos agradáveis é fundamental para que a criança ame os livros e as histórias!


 É inegável a importância da leitura em nossas vidas. Você pode transformar essa realidade, seja como pai, mãe, cuidador, professor, contador de história e voluntário. Mas dentro de casa, o EXEMPLO e a VIVÊNCIA são experiências ainda mais valiosas. Você pode ser um exemplo de leitor para o seu filho pequeno e, com isso, agir de forma a ativar de forma impactante o funcionamento de seu cérebro...O hábito de ler para um bebê, mesmo recém-nascido, deve fazer parte de sua rotina, assim como escovar os dentes e tomar banho. É essa repetição do ato que cria as sinapses neurais que seguirão com a criança por toda sua vida. Lembrando que o foco é familiarizar o bebê com os livros e aumentar a conexão e o vínculo afetivo com seu cuidador e não iniciar um processo precoce de alfabetização (isso é extremamente importante!)


Crianças com maior exposição à leitura em casa exibem maior ativação de REGIÕES CEREBRAIS do lado esquerdo envolvidas com processamento semântico e sintático ou seja, a compreensão da linguagem falada e maior promoção de consciência fonológica que são habilidades do desenvolvimento e implica diferentes estágios de processamento. Além disso, desenvolvem o tato e o sistema motor ao segurar livros de pano ou de capa dura, trazendo benefícios para o desenvolvimento físico. São crianças que atribuem mais atenção aos estímulos inesperados, o que levaria ao processamento mais eficiente e uma melhor integração dos lados direito e esquerdo do cérebro. Quando isso acontece, emoção e razão trabalhando juntas, vemos como as tais "janelas de oportunidades" estão relacionadas à atividades relativamente simples e que podem facilmente ser incorporadas ao cotidiano de muitas famílias. 

Os benefícios de ler para uma criança, desde tenra idade, ultrapassa os muros dos lares. Podemos  afirmar que das principais habilidades de vida que almejamos para nossos filhos e consequentemente gostaríamos de ver em nossa comunidade, praticamente todas podem ser praticadas através da leitura:


• Ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções (Autocontrole).

• Auxilia no desenvolvimento da empatia (capacidade de colocar-se no lugar do outro).

• Ajuda a minimizar problemas comportamentais, como agressividade ou hiperatividade.

• Fortalece o vínculo com quem lê para ela (Conexão, segurança, respeito e acolhimento).

• Desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio (Cognição).

• Estimula a curiosidade, a imaginação, a criatividade e a colaboração. 


Então, o que você está esperando para começar a LER junto e para seu filho, filha, neta, sobrinho, aluna?


Texto em coautoria:

- Ligia Lamana Batochio, criadora do Abraça Infância, voluntária e têm experiência em Infância e Juventude.

- Raquel Soares Fontes, Educadora Parental pela PDA - EUA - e especialista em neurociência pelo Einsten.

Ilustração e imagem de @doodleyboo (crédito autoral).

6 visualizações

©2018 by Abraça Infância. Proudly created with Wix.com